segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Temporizador

Essa semana o objetivo da minha pesquisa foi encontrar alguma maneira de ativar e desativar o mecanismo, de maneira que se torne automatizado o processo liga-desliga. Basicamente o que estava buscando consiste em um temporizador.

A finalidade deste tipo de equipamento é medir o tempo para um fim específico. Para o nosso projeto ele deverá ligar o motor, acoplado à bomba. Ainda temos que avaliar a periodicidade que o motor deve ser ativado. Os temorizadores podem ser mecânicos, eletromecânicos ou programas de computadores.

Temporizadores mecânicos seriam como relógios, esse tipo de temporizador não foi considerado nesta busca por acreditarmos que a aplicação diverge do nosso objetivo.

A opção de usar programas de computador poderia se basear no desenvolvimento de um programa em C++ somado à aplicação do programa a uma plataforma ArduínoUno. Essa opção seria razoável quando a bomba é usada com menor frequência (a partir de uma vez por semana). As desvantagens são o custo e a necessidade de desenvolver um programa que relacione tal plataforma com um motor elétrico.

Uma segunda opção ainda no ramo da programação seria o uso da aplicativo MultiTimer, para plataformas Android, combinado a outro aplicativo que se relaciona com o motor e cria ciclos on-off. Não obstante dependeria do desenvolvimento desse meio de comunicação entre aplicativo e motor.


        As respostas

Para a funcionalidade que buscamos, a solução clara para uso em grande escala, seria um CLP, controlador logico programável, que usa de meios eletromecânicos, para combinar programas e movimentos, energia mecânica. O conceito de relé, apresentado a seguir, também é usado no CLP, mas de maneira informática.

Para aplicações cuja temporização é inferior a uma semana, podemos usar um relé de tempo, um dispositivo que permite controlar a temporização de liga-desliga do motor. A WEG comercializa um relé temporizador (RTW) com capacidade de temporização de ate 150h, quando usado na função multi temporização. Podemos fazer a ligação de um esquema elétrico a um temporizador desses, que por sua vez, se liga ao motor e proporciona seu ligamento/desligamento, de maneira periódica/cíclica, sem intervenção do usuário.
O valor de cada relé na Eletrolico é R$54,39.
"O Relé multi-temporizado RTW possui dois 
ajustes via seletores externos que devem 
ser combinados para se definir a 
temporização desejada.
Primeiro deve-se selecionar a faixa de 
tempo no seletor superior e depois o 
multiplicador no seletor inferior, assim, o 
resultado da multiplicação dos valores 
selecionados será o tempo a ser 
temporizado."

Fonte: Catálogo da WEG
Disponível em: <http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-reles-temporizadores-protetores-e-de-nivel-50009830-catalogo-portugues-br.pdf>



Nenhum comentário:

Postar um comentário