segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Dimensionamento da Caixa d'água

Essa semana fiquei responsável por pesquisar sobre o tamanho utilizado na escolha de uma caixa d'água. Essa pesquisa vai auxiliar na escolha de um público alvo e servirá para determinar a melhor forma de limpar.

Percebi que a utilidade da caixa d'água é servir como reserva, para que caso aconteça uma falta de abastecimento, ela possa continuar garantindo o fornecimento de água para as pessoas. 
A base de cálculo trabalha com as variáveis: quantidade de pessoas; necessidade de consumo de cada pessoa de acordo com o local; dias sem abastecimento.

Vamos de trás para frente:
  • O parâmetro para dias sem abastecimento geralmente é 2 ou 3.
  • A necessidade de líquido de acordo com o lugar pode ser encontrada na tabela:
caixa de água
Fonte: Faz Fácil: Como dimensionar uma caixa d'água.
Retirada de: <http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/dimensionar-reservatorio-caixa/>
  • A quantidade de pessoas deve ser verificada de acordo com o máximo esperado para cada localidade. Em uma casa/apartamento, o parâmetro usado é de 2 pessoas por dormitório.
O produto dos parâmetros deve ser arredondado para cima até chegar a um valor comercial para caixa d'água. Pode haver mais de uma caixa.

Observações interessantes descobertas nessa pesquisa:
  • Existe uma norma ABNT que regulamenta as instalações prediais de água fria (ABNT NBR 5626/98).
  • Temos que pensar que além das caixas d'água, as instalações prediais também podem ter cisternas, que são reservatórios que estão abaixo da construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário